postado em 12/05/2008 20:07
Depois que os Estados Unidos enviaram hoje (12/05) seu primeiro carregamento de itens humanitários para ajudar os sobreviventes do ciclone Nargis, que atingiu Mianmar (antiga Birmânia) em 3 de maio, o Reino Unido prepara seu primeiro vôo com suprimentos de ajuda às vítimas do desastre. Um avião cargueiro Yliushin 76, com 35 toneladas de tendas de plástico, suficientes para abrigar nove mil famílias, deverá decolar na noite de hoje de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para chegar amanhã a Mianmar.
Políticos da oposição britânica pediram hoje que o suprimento aos desabrigados seja também jogado dos aviões de pára-quedas sobre Mianmar, por causa das dificuldades que a junta militar que governa o país têm posto sobre a entrada de ajuda internacional. Ye Htut, porta-voz do governo de Mianmar, disse que os itens humanitários americanos foram transferidos para caminhões militares e seriam levados em helicópteros da força aérea até o delta do Rio Irrawaddy. Mais duas remessas enviadas pelos EUA deverão ser entregues amanhã.
Também hoje, dois aviões com ajuda humanitária enviada a partir da França aterrissaram em Rangum, com 56 toneladas de suprimentos médicos e itens logísticos. Os itens foram enviados pelas organizações não-governamentais Médicos Sem Fronteiras e Médicos do Mundo. O número oficial de mortos no ciclone é de 31.938, segundo informações atualizadas hoje pela tevê estatal de Mianmar. Mais 29.770 pessoas são consideradas desaparecidas, de acordo com os novos dados.