postado em 13/05/2008 10:51
SANTIAGO - Um rio inundou cerca de 40 casas da cidade de Chaitén, totalmente desabitada após a erupção de um vulcão nas suas proximidades, que mantém sua atividade com emissão de cinzas até o lado argentino, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi). "Mantém-se a atividade do vulcão em forma permanente com emanações de cinzas para o nordeste", destaca o último relatório da Onemi.
"A inundação do rio Chaitén ou Blanco, que cruza a cidade, atingiu 40 residências", acrescentou. O Onemi afirmou que ainda investiga o aumento do nível das águas, mas o especialista em vulcões Hugo Moreno assinalou que havia sido produzido pela acumulação de cinzas e outros fragmentos vulcânicos.
O povoado, localizado a 10 km do vulcão Chaitén, foi totalmente abandonado, com a saída dos seus quase 4 mil habitantes. Na última sexta-feira, as autoridades fecharam todos os acessos e as únicas informações são obtidas por canais oficiais. O Onemi informou que o nível do rio já se encontrava em seus parâmetros normais.