postado em 14/05/2008 10:40
Charleston, Virgínia Ocidental - A ex-primeira-dama Hillary Clinton prometeu manter-se na disputa pela indicação do Partido Democrata para a disputa da presidência dos Estados Unidos depois de derrotar seu rival, o senador Barack Obama, na primária realizada ontem na Virgínia Ocidental. Encerrada a apuração, Hillary bateu Obama por 67% a 26%. Hillary ficou com 20 dos 28 delegados em jogo. Os outros oito foram para Obama.
No entanto, a vitória da senadora parece ter surtido pouco efeito para frear uma aparentemente inevitável vitória de Obama, que na última semana angariou o apoio de 30 superdelegados. "Escolham quem vocês acreditam ser o candidato mais forte", disse Hillary em Charleston em um discurso endereçado aos superdelegados democratas. Ela pretendia viajar hoje a Washington, onde se reuniria com alguns superdelegados em busca de apoio.
De acordo com a mais recente contagem da Associated Press, Obama lidera a corrida com 1883,5 delegados, contra 1.717 de Hillary. No entanto, nenhum dos dois tem condições de alcançar o número mínimo de 2.026 delegados para ser declarado candidato do partido antes da Convenção Nacional Democrata, marcada para agosto em Denver.
Sendo assim, a decisão ficará nas mãos dos superdelegados democratas, livres para votar em quem quiserem independentemente do resultado da votação em seus distritos eleitorais.