postado em 15/05/2008 12:19
MONTEVIDÉU - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou nesta quinta-feira (15/05) a Montevidéu em uma viagem que já o levou ao Chile e Argentina para apresentar a proposta de um Conselho de Defesa Sul-Americano. Jobim, que viaja acompanhado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o comandante militar do Sul, general José Elito Carvalho, se reunirá com o colega uruguaio, José Bayardi, e em seguida com parlamentares.
O ministro pretende explicar que o Conselho Sul-Americano não seria apenas uma aliança militar convencional, e sim uma "aliança de diálogo entre os ministérios da Defesa e os governos", segundo comunicado da pasta da Defesa.
O Brasil propõe uma articulação de políticas regionais de defesa, a organização de exercícios conjuntos e forças de paz, assim como uma análise conjunta da conjuntura internacional e de situações regionais. Jobim já abordou o tema com os ministros da Venezuela, Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai. Ele pretende fazer o mesmo em breve na Bolívia.