postado em 15/05/2008 13:04
Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que não aceitará que a Colômbia instale na fronteira de Guajira uma base militar norte-americana. Chávez advertiu que consideraria isso uma "agressão" e começaria a pensar que "toda Guajira é venezuelana". Para o líder venezuelano, a mudança da base militar dos Estados Unidos de Manta, no Equador, para a Guajira colombiana seria inaceitável.
Chávez disse que a atitude reviveria uma velha disputa territorial com o vizinho, de mais de cem anos. "Se o governo da Colômbia se atreve a instalar uma base imperialista na Guajira, nós começaríamos a pensar então e a recordar que essa, toda essa Guajira era venezuelana. Roubaram-nos a Guajira", afirmou.
Chávez se referia a comentários do embaixador norte-americano em Bogotá, William Brownfield, sobre a possível mudança de local da base militar de Manta. O ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, negou ontem mesmo que será instalada a base norte-americana em Guajira.
Para Chávez, os comentários de Santos mostram que o governo da Colômbia está recuperando o que ele considera o "bom senso, o equilíbrio". Ainda assim, chamou o ministro de "vulgar" e "covarde".
As relações entre Caracas e Bogotá pioraram muito nos últimos meses, alcançando seu ponto mais baixo quando a Colômbia divulgou documentos expondo um suposto envolvimento do governo Chávez com rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).