postado em 16/05/2008 12:20
LA PAZ - O fisco boliviano advertiu que a região dissidente de Santa Cruz ; que "tenta criar seu próprio sistema de impostos" ; será multada caso os empresários decidam pagar seus impostos localmente e não ao Tesouro nacional, informou nesta sexta-feira (16/05) a imprensa local.
A presidente do Serviço de Impostos Nacionais (SIN), Marlena Ardaya, afirmou que "o que Santa Cruz está fazendo é tentar criar seu próprio sistema de impostos a partir de nenhuma lei nem segurança jurídica", após a instalação, na quinta-feira, de sua Assembléia Legislativa, que pretende aprovar leis para aplicação local.
Se o autodenominado "Governo Autônomo de Santa Cruz" exige o pagamento local de tributos por toda a atividade econômica, isso "não teria nenhuma característica de legalidade para nos", disse Ardaya ao jornal La Prensa.
Santa Cruz, região responsável por 28% do PIB boliviano, aprovou há duas semanas, em um referendo não foi reconhecido oficialmente, um "estatuto autonômico" que para o governo de Evo Morales é ilegal e separatista.