postado em 16/05/2008 12:42
Com um pedido para que os líderes europeus e latino-americanos não se concentrem em debates pequenos e superem o pessimismo sobre as possibilidades da luta contra a pobreza e o aquecimento global, o presidente do Peru, Alan García, fez nesta sexta-feira (16/05) o discurso de abertura da 5ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e União Européia. ;Sabemos que não há lei natural inevitável nem força diabólica que possa expulsar da terra e condenar ao fracasso;, afirmou o peruano.
;Sempre a ciência, a tecnologia e a capacidade humana poderão superar os obstáculos que atentam contra a espécie humana;, acrescentou García. Estão presentes à cúpula cerca de 40 chefes de governo e 20 representantes de presidentes ou primeiros-ministros. Quase todos os dirigentes latino-americanos compareceram, mas entre os europeus há grandes ausências ; como a do premiê britânico, Gordon Brown, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
A única reunião dos governantes ocorreu nesta sexta, e a declaração final do encontro já está pronta ; foi concluída na quinta-feira pelos chanceleres. O presidente Lula se reunirá antes do almoço (hora de Lima) com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, que tomará posse em agosto. Lugo prometeu abortar a polêmica questão da usina de Itaipu. Ele quer que o Brasil pague mais pela energia vendida por Assunção.