postado em 16/05/2008 16:42
DOHA - Os líderes das diferentes facções políticas do Líbano se reuniram nesta sexta-feira (16/05), no Qatar, dentro do acordo promovido pela Liga Árabe para tirar o país da crise que quase o levou para uma nova guerra civil. O emir do Qatar, xeque Hamad bin Jalifa al-Thani, abriu o encontro entre os dirigentes dos grupos que integram a maioria parlamentar e os que integram a oposição, liderada pelo grupo xiita Hezbollah.
A sessão de abertura em um hotel de Doha durou alguns minutos, até que o premier do Qatar convidasse os participantes a iniciarem a primeira rodada de conversas, no sábado pela manhã.
O primeiro-ministro Fuad Siniora, o líder da maioria parlamentar pró-Ocidente Saad Hariri, o líder cristão Samir Geagea, o ex-presidente Amin Gemayel e o druso Walid Jumblatt participaram da cerimônia de abertura.
Representando a oposição, estavam o presidente do Parlamento, Nabih Berri, o cristão Michel Aun e o dirigente do Hezbollah Mohamed Raad. O líder da organização xiita, Hasan Nasrallah, manteve-se à margem, aparentemente, por razões de segurança.