postado em 19/05/2008 10:42
Bogotá - O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou neste domingo que uma procurada guerrilheira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se entregou à polícia secreta DAS, no noroeste do país. "Faz muito tempo que estávamos atrás dessa mulher", disse Santos. "Sempre havia escapado e desta vez o DAS e o Exército fizeram a operação para que ela se entregasse, explicou o ministro à rádio RCN.
Identificada como Eldaneyis Mosquera e mais conhecida pelo codinome "Karina", a rebelde se entregou na tarde de domingo na zona rural do município de Argelia, no departamento (Estado) de Antioquia, 150 quilômetros a noroeste de Bogotá, indicaram funcionários da DAS. O general Juan Pablo Rodríguez, comandante da IV Brigada do Exército, com jurisdição na região de Antioquia, disse que a guerrilheira foi levada em uma operação com dois helicópteros, na zona rural, e transportada para a sede da Brigada.
Imagens de emissoras locais, de Medellín, capital de Antioquia, mostraram a guerrilheira, uma mulher robusta e morena, vestida com calças, casaco escuro e um colete à prova de balas com as insígnias da DAS. Santos afirmou que, junto com a rebelde, entregou-se também Abelardo Montes, outro insurgente que, segundo informações, era companheiro e chefe de segurança de Eldaneyis.