postado em 19/05/2008 14:21
BERLIM - O Dalai Lama pediu a todos que rezem pelas vítimas do terremoto que abalou a China na semana passada, durante discurso pronunciado diante de 15 mil pessoas em Berlim, em frente à Porta de Brandenburgo nesta segunda-feira (19/05). "Para começar, rezemos, reflitamos e expressemos nossas condolências às vítimas do terremoto", disse o líder espiritual tibetano em exílio e prêmio Nobel da Paz ao iniciar seu pronunciamento em um local simbólico da Alemanha.
A China decretou nesta segunda-feira luto nacional de três dias, exatamente uma semana depois do devastador terremoto que deixou mais de 71 mil mortos e desaparecidos na província de Sichuan (sudoeste), de acordo com as últimas informações oficiais. O Dalai Lama insistiu na não violência durante sua visita de cinco dias à Alemanha.
A próxima parada do líder budista é o Reino Unido, como parte de uma série de viagens que realiza na Europa pela primeira vez desde os violentos incidentes que tomaram conta do Tibete em meados de março, o que suscitou grande interesse da mídia.
Pela manhã, foi recebido pela ministra social-democrata alemã da Cooperação Econômica e de Desenvolvimento, Heidemarie Wieczorek-Zuel, a única representante do governo alemão com quem o Dalai Lama se reuniu durante a passagem pelo país.