postado em 19/05/2008 16:31
Funcionários iraquianos revelaram nesta segunda-feira que a polícia prendeu um homem suspeito de ser um alto líder da Al-Qaeda no Iraque na cidade de Mossul, norte do país. Nessa região têm ocorrido várias incursões da polícia para combater a rede terrorista. As forças militares dos Estados Unidos disseram que estão investigando o fato. Anúncios de prisões de altos líderes da Al-Qaeda no passado algumas vezes se mostraram incorretos.
O general Ahmed Taha, ministro de Interior iraquiano, identificou o preso como Abdul-Khaliq al-Sabawi. Ele seria o "wali", ou "governador" da Al-Qaeda em Mossul. Caso confirmado, o rebelde seria a mais alta figura do grupo na cidade e na região. Um funcionário de segurança envolvido na detenção informou que o suspeito ainda estava sendo interrogado, para que se confirmasse sua identidade.
A prisão foi realizada na província de Salahuddin, vizinha à província de Nínive, onde fica Mossul. Acredita-se que muitos dos líderes da Al-Qaeda fugiram antes do início da operação na região, mais de uma semana atrás. Nos últimos dois meses, o primeiro-ministro Nouri al-Maliki tem realizado operações contra grupos armados em diversas áreas. Até agora, mais de 1.300 pessoas foram presas na região de Mossul. Dessas, 240 foram depois liberadas, segundo o general Hussein Ali Kamal, vice-ministro de Interior para assuntos de inteligência e segurança.
Mossul fica 360 quilômetros a noroeste de Bagdá. A cidade é um bastião urbano da Al-Qaeda desde o grupo perder o controle de cidades na província de Anbar, no oeste iraquiano, no ano passado. Militantes da Al-Qaeda e outros insurgentes árabes sunitas têm usado a cidade para realizar ataques violentos no norte e centro do país, nos últimos meses.