postado em 19/05/2008 20:01
QUITO - O Equador exigiu nesta segunda-feira (19/05) que a Colômbia arquive "definitivamente" os documentos eletrônicos encontrados no computador do líder das Farc Raúl Reyes e que vinculariam Quito à guerrilha colombiana."A condição, a única que exigimos para restabelecer relações, é que o governo colombiano deixe de utilizar as falsas provas e os falsos argumentos de que o Equador tem vínculos com as Farc de maneira definitiva", disse a chanceler María Isabel Salvador. "Esta é a condição mais importante neste momento", destacou a diplomata em declarações ao portal Ecuadorinmediato.
Bogotá acusa Quito de ligações com as Farc baseada em arquivos encontrados no computador de Raúl Reyes, morto durante um ataque do Exército colombiano a um acampamento das Farc no território equatoriano, em 1º de março passado. "A Colômbia tem feito suposições sobre supostos documentos encontrados em supostos computadores supostamente pertencentes a Raúl Reyes e supostamente apreendidos no acampamento de Angostura (na Amazônia equatoriana), que foi bombardeado", ironizou Salvador.
"Todas as acusações da Colômbia se baseiam em suposições e Quito desconfia da palavra das autoridades colombianas;, afirmou. A chanceler reafirmou que para a retomada das relações é ;indispensável; que se estabeleçam mecanismos por intermédio da OEA para ;garantir; que fatos como a incursão colombiana de 1º de março "não voltem a ocorrer sob qualquer circunstância".