postado em 20/05/2008 08:01
BAGDÁ - O Exército iraquiano realizou uma incursão nesta terça-feira (20/05) no reduto xiita de Sadr City em Bagdá sem encontrar resistência aparente dos milicianos que há oito semanas enfrentam na área as tropas americanas. "O Exército lançou esta manhã uma nova operação em Sadr City, a 'Operação Paz'", afirma em comunicado o comando de operações de Bagdá. "A operação começou às 5h (23h de Brasília, segunda-feira) e pretende limpar todo o bairro", acrescenta a nota.
Veículos blindados, com reforços de helicópteros, avançavam nas ruas desertas de Sadr City sem encontrar resistência armada. Além disso, um grande número de soldados a pé se deslocava pelas ruas do reduto xiita. As tropas iraquianas permaneciam posicionadas até o momento na parte sul do bairro, ao longo da linha de frente que separa os militares americanos dos milicianos do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.
Segundo um acordo de cessar-fogo assinado em 10 de maio entre o movimento sadrista e o governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, as forças de segurança iraquianas deveriam assumir posição em 15 de maio neste bairro pobre de mais de dois milhões de habitantes. O acordo foi obtido depois dos combates que deixaram mil mortos, obrigaram milhares de pessoas a fugir de suas casas e transformaram certas áreas de Sadr City em zona de guerra.