postado em 20/05/2008 16:18
Um grupo rebelde de Uganda seqüestrou 130 crianças nas últimas semanas, declarou nesta terça-feira (20/05) um alto militar do país. "De acordo com as informações que temos, os rebeldes raptaram 100 crianças durante uma ação na República Centro-Africana e 30 em uma comunidade Zandi na fronteira entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire) e o Sudão, no mês passado", afirmou o porta-voz do Exército ugandense Paddy Ankunda.
Segundo ele, relatos não confirmados sugeriam que o Exército da Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês) captura grupos menores de crianças, enquanto se move pelos territórios da República Centro-Africana e do Congo.
O Exército de Resistência do Senhor e o governo de Uganda negociam há quase dois anos para encerrar um conflito na região, iniciado há mais de duas décadas. Eles já fizeram inclusive um acordo de paz, ainda não assinado - o líder rebelde Joseph Kony faltou na cerimônia, levantando dúvidas sobre seu comprometimento com o processo de pacificação.
As Nações Unidas estimam que o grupo tenha raptado 20 mil crianças desde o início de sua atuação, em 1986. Garotos são treinados como combatentes e carregadores, enquanto as meninas tornam-se escravas sexuais.