postado em 20/05/2008 16:40
ROMA - O Papa João Paulo II, falecido em 2 de abril de 2005, pode ser beatificado na primavera boreal de 2009, afirmou o defensor no Vaticano da causa de beatificação do pontífice polonês, monsenhor Stanislaw Oder.
Em declarações à agência de notícias da Conferência Episcopal Italiana, Oder assegurou que tem esperanças de que João Paulo II seja beatificado no período. Afirmou também que já encaminhou o pedido à Congregação pela Causa dos Santos do Vaticano, que deve examinar os documentos.
O processo de beatificação, primeiro passo para ser declarado santo, foi aberto em um prazo recorde por Bento XVI, apenas dois meses após a morte do Papa polonês, aos 84 anos.
Oder, sacerdote polonês, é membro do tribunal eclesiástico que se ocupa do caso, em Roma, e que recebeu a tarefa de realizar a primeira fase da investigação sobre a vida e as virtudes do Papa João Paulo II.
Processo rápido
Levando em conta a consideração de que gozava, o Papa polonês não deve permanecer muito tempo em estado intermediário e se converterá sem dificuldades em santo, para o que é preciso provar sua intercessão em dois milagres, em geral curas inexplicáveis.
O mesmo João Paulo II foi o maior criador de santos da história da Igreja Católica. Em 26 anos de pontificado, proclamou 428 santos, enquanto que todos os seus predecessores, durante quatro séculos, proclamaram um total de 302.