postado em 20/05/2008 18:47
LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou sua presença na cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na próxima sexta-feira (23/05), em Brasília, na qual se aprovará seu Tratado Constitutivo, informou a Chancelaria boliviana nesta terça-feira (20/05).
O governante boliviano, que ocupa a presidência pro tempore da Unasul, viajará a Brasília na quinta à noite, anunciou o chanceler David Choquehuanca, ratificando que a expectativa é que os presidentes dos 12 países sul-americanos aprovem, na ocasião, o Tratado Constitutivo da Unasul.
"Esse tratado já alcançou o consenso e está, praticamente, terminado. O que os presidentes têm de fazer é assinar e dar a data de nascimento desse espaço de integração não apenas comercial, como mais integral e a serviço dos interesses dos povos", declarou.
Choquehuanca não descartou que a proposta do Brasil de compor o Conselho Sul-Americano da Defesa seja abordada "na conversa dos presidentes".
Unasul é formada por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.