postado em 21/05/2008 07:58
YANGUN - Mianmar rejeitará a ajuda norte-americana enviada em barcos que aguardam em frente à costa do país devido às condições impostas pelo governo dos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (21/05) a imprensa oficial. "As condições impostas à ajuda humanitária enviada pelos navios de guerra e pelos helicópteros militares são inaceitáveis para o povo birmanês", declarou o jornal New Light of Myanmar.
Desde que a crise humanitária foi desencadeada após a passagem do ciclone Nargis nos dias 2 e 3 de maio, os Estados Unidos enviaram mais de dez aviões com produtos de necessidade básica a Yangun e o embaixador norte-americano na Tailândia, Eric John, assegurou que se tratava de uma ajuda sem condições. Esses barcos da Marinha norte-americana aguardam, junto com o francês Le Mistral, em frente à costa birmanesa sem que haja um acordo que permita a entrega das mercadorias.
A junta birmanesa é pressionada pela comunidade internacional para que abra suas fronteiras a uma grande operação de socorro que poderá abrandar o sofrimento de 2,4 milhões de desabrigados. O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon deverá chegar na quinta-feira a Mianmar para convencer o regime militar birmanês, que teme por sua soberania, a permitir a entrada de ajuda humanitário internacional. O tufão Nargis, uma das maiores catástrofes da história recente, deixou 133.600 mortos e desaparecidos.