postado em 21/05/2008 12:16
BOGOTÁ - O presidente Álvaro Uribe deixou aberta nesta quarta-feira (21/05) a possibilidade de que os Estados Unidos instalem uma base militar na Colômbia e negou a existência de um plano nesse sentido na fronteira com a Venezuela. "Tudo o que pudermos fazer para fortalecer a ajuda aos Estados Unidos a fim de derrotar o narcotráfico, continuaremos fazendo", afirmou Uribe a um jornalista da rádio RCN, que lhe perguntou se o governo americano irá construir essa base no país e se já recebeu um pedido a respeito.
No entanto, deixou claro que não se falou com os Estados Unidos sobre a construção de uma base na fronteira com a Venezuela. "Não se falou sobre uma base militar, conversamos como sempre sobre buscar fortalecer essa cooperação", explicou. Não será feito "nada que possa levar o vizinho a crer que estamos lhe desafiando", ressaltou.
"A Colômbia, nas decisões que vem tomando em relação à cooperação internacional, nunca assumiu posições desafiantes perante outro país. Nada que a Colômbia faça para derrotar o terrorismo com o apoio dos Estados Unidos será desafiador para algum de nossos vizinhos", afirmou.
Na semana passada o embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, William Brownfield, sugeriu a possibilidade de que uma base antidrogas de seu país, atualmente no Pacífico equatoriano, fosse transferida ao departamento colombiano de La Guajira (fronteira com a Venezuela), o que foi negado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez.