postado em 22/05/2008 11:06
GAZA - Um palestino foi morto e outros 17 ficaram feridos nesta quinta-feira (22/05) por disparos de soldados israelenses quando protestavam perto da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel contra o bloqueio de Gaza, segundo fontes médicas palestinas e testemunhas.
"A vítima tinha 22 anos. Entre os feridos, três são jovens de 12 a 15 anos", informou Muawiyeh Hassanein, chefe dos serviços de emergência na Faixa de Gaza. Cerca de 2 mil manifestantes tinham se reunido, a pedido do Hamas, para protestar contra o bloqueio de Gaza por Israel depois da tomada de controle deste território pelo movimento radical islâmico, em junho de 2007.
Durante a manifestação, várias centenas de pessoas foram ao ponto de passagem de Karni e atiraram pedras na direção dos soldados israelenses posicionados na fronteira. O Exército israelense respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, e depois com balas verdadeiras, segundo as testemunhas. Segundo um porta-voz militar israelense, os soldados perceberam a presença de "vários indivíduos armados" entre os manifestantes.
Mais cedo, um caminhão-bomba dirigido por um camicase palestino explodiu perto do terminal de Erez, entre a Faixa de Gaza e o território israelense, a 8 km de Karni, segundo testemunhas palestinas e o Exército israelense. O ataque foi reivindicado pelas Brigadas Al-Qods, o braço militar da Jihad Islâmica, e por um grupo das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, subordinadas ao Fatah.
De acordo com um porta-voz militar israelense, a explosão não provocou vítimas. Além disso, um palestino de 62 anos, Salem al-Bahabsa, foi morto nesta quinta-feira por disparos de soldados israelenses que conduziam uma operação perto de Burreij, no centro da Faixa de Gaza, segundo os serviços de emergência palestinos.