postado em 22/05/2008 12:23
BELÉM - O primeiro-ministro palestino, Salam Fayad, fez um apelo nesta quinta-feira (22/05) a centenas de empresários para que invistam nos territórios palestinos e afirmou que a atitude equivale a "investir na promoção da paz". "Investindo na Palestina, vocês investirão na promoção da paz e da estabilidade nesta parte do mundo", declarou fayad em um discurso no segundo dia da conferência sobre investimentos na Palestina, cujo objetivo é incentivar o aporte de capital privado na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
Ao todo, 1.200 empresários ; dos quais são 500 árabes ou estrangeiros ; participam da conferência, que será encerrada na sexta-feira. Fayad afirmou que, apesar das restrições israelenses, os territórios palestinos oferecem vantagens que podem atrair os investidores. "A visão econômica palestina se resume à criação de um mercado livre, competitivo e diversificado", explicou Fayad, que além de primeiro-ministro é renomado economista.
"A economia palestina, apesar das dificuldades que enfrentamos, possui um importante potencial de crescimento e desenvolvimento no futuro", garantiu. Salam Fayad destacou ainda que os territórios palestinos contam com um "sistema bancário moderno que goza da confiança dos cidadãos", e que a taxa de inflação, as tarifas alfandegárias e os impostos de renda são "baixos".