postado em 22/05/2008 20:03
MONTEVIDÉU - O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, terá um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, onde tratarão do tema energético, disse à AFP Ricardo Canese, assessor de Lugo, que está em Montevidéu.
O encontro será durante a cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que acontece em Brasília, na sexta-feira (23/05).
Lugo transformou o tema da energia em um dos pontos básicos de sua campanha eleitoral, destacando que o Tratado de Itaipu, assinado em 1973, "não é justo para o Paraguai". Ambos os países compartilham a represa de Itaipu.
O assessor de Lugo comentou que os dois presidentes já se reuniram em abril e que "há vontade do Brasil de não se enriquecer às custas do Paraguai. Há um compromisso de Lula".
O presidente recém-eleito do Paraguai tomará posse em 15 de agosto, depois de vencer as eleições de 20 de abril, à frente da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), pondo fim a uma hegemonia de mais de seis décadas de governo do Partido Colorado.