postado em 24/05/2008 20:18
Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter abalou neste sábado (25/05) o centro da Colômbia, deixando em pânico a população da capital e causando a morte de três pessoas numa estrada. O incidente também causou problemas de abastecimento de eletricidade e destruições de casas em vários povoados, segundo registros oficiais.
Três pessoas que viajavam num veículo morreram e outras oito ficaram feridas num trecho de uma estrada que desabou, informou o ministro da Defesa Social, Diego Palacios. O ministro estava na aldeia de Florida (sudoeste) junto com o presidente Alvaro Uribe.
A estatal Ingeominas mediu o tremor às 14H20 locais (19H20 GMT), com o epicentro sob o povoado de El Calvario, no departamento de Meta, na região centro-oeste do país. O terremoto afetou uma ampla zona do centro do país.
Em Bogotá, milhares de pessoas em pânico saíram às ruas sob uma forte chuva após o tremor, sentido de maneira prolongada na capital colombiana. Além do abastecimento elétrico que ficou prejudicado, foram registrados, também, focos de incêndios.
Segundo a rádio RCN casas ficaram destruídas nos povoados aos pés da cordilheira dos Andes nos departamentos de Cundinamarca e Meta. Unidades dos bombeiros e da polícia se mobilizaram em diversos pontos da capital para ajudar em eventuais emergências.
Segundo o Instituto de Geofísica americano (USGS), o tremor que abalou neste sábado a zona central da Colômbia teve magnitude de 5,7. O epicentro foi localizado a 3,6 km de profundidade e a 50 km na direção leste-sudeste de Bogotá tendo sido registrado às 19H20 GMT.
O instituto americano utiliza a escala "magnitude de momento" (Mw), diretamente ligada aos parâmetros do sismo (superfície e quantidade de deslizamiento sobre a falha). Nesta escala aberta, um tremor de magnitude 6 é considerado forte.