postado em 27/05/2008 12:44
Genebra - Mais de 1 milhão de vítimas do ciclone Nargis, que atingiu Mianmar (ex-Birmânia), receberam auxílio internacional, informou nesta terça-feira (27/05) a Organização das Nações Unidas (ONU). Cerca de 40% dos 2,4 milhões de afetados pelo ciclone já receberam auxílio vindo do exterior. A informação foi divulgada por Elizabeth Byrs, porta-voz da Agência de Coordenação Humanitária da ONU, conhecida pelas iniciais Ocha.
O índice aumentou bastante após a junta militar que governa o país anunciar, na semana passada, a permissão para entrada de mais especialistas estrangeiros. Grupos de auxílio buscam aproveitar essa oportunidade para alcançar as 1,4 milhão de vítimas ainda não beneficiadas pela ajuda internacional. Não estava claro quantas pessoas foram auxiliadas pelo governo local.
"A maioria da assistência foi entregue para as pessoas vivendo no distrito de Rangum, porque era mais fácil chegar a elas que no delta", disse Elizabeth. "Alguns locais só podem ser alcançados por botes infláveis. É um problema, um grande problema."
O Nargis matou pelo menos 78 mil pessoas e deixou outras 56 mil desaparecidas quando atingiu Mianmar, nos dias 2 e 3 de maio. Grupos de auxílio ainda consideram a situação uma emergência, mesmo que o governo afirme que já é o momento de partir para a reconstrução.