postado em 27/05/2008 13:30
Pequim - Representantes dos Estados Unidos e da Coréia do Norte retomaram nesta terça-feira (27/05), em Pequim, conversas sobre o inventário a ser entregue pelo país asiático com informações detalhadas de seu programa nuclear. Além disso, devem ser discutidas as concessões políticas concedidas por Washington em troca do desarmamento. O enviado norte-americano, Christopher Hill, reuniu-se por menos de uma hora com o negociador norte-coreano, Kim Kye Gwan. Amanhã haverá mais conversas na capital chinesa.
Segundo Hill, a discussão foi "muito boa". Mas ele não disse quando Pyongyang cumpriria a promessa de entregar uma lista completa de seus programas nucleares. O norte-americano frisou que os dados do documento a ser entregue serão verificados de forma independente.
A declaração com os itens do programa nuclear norte-coreano tem sido o fator-chave para o impasse no desarmamento do país. Pyongyang prometeu enviar o inventário completo até o fim do ano passado, mas Washington alega que o prazo não foi cumprido. Após enviar o documento, a Coréia do Norte deve receber concessões. Entre elas estão a retirada do país de listas de terrorismo e a suspensão de sanções.
Recentemente, a Coréia do Norte entregou milhares de documentos sobre a principal instalação nuclear do país. Os papéis do reator Yongbyon estão sendo revisados por especialistas, para se determinar quanto de plutônio foi produzido ali. Os dados seriam em seguida confrontados com a declaração posterior e o material, retirado do país.
Os Estados Unidos haviam insistido anteriormente para que a Coréia do Norte detalhe seu programa de enriquecimento de urânio, bem como sua cooperação nuclear com a Síria. Mas Washington recuou dessas demandas, o que gerou críticas entre os conservadores norte-americanos.