postado em 28/05/2008 08:09
O ministro georgiano do Interior, Vano Mirabichvili, acusou a Rússia de estimular a guerra na região separatista da Abkhazia em entrevista ao jornal russo Kommersant. "Os russos preparam os moradores da Abkhazia para a guerra", declarou Merabichvili. O ministro lembrou que a Abkhazia anunciou recentemente a compra de um sistema de defesa antiaéreo de médio alcance Buk-M1, "que custou pelo menos 150 milhões de dólares".
"Apenas 25 países em todo o mundo têm sistemas de defesa antiaérea desta qualidade. Se a Abkhazia, uma república sem reconhecimento oficial, tem recursos para comprá-lo, é porque o dinheiro vem exclusivamente da Rússia", afirmou. A Geórgia exigiu desculpas e uma compensação da Rússa depois que a ONU divulgou um relatório no qual afirma que um caça russo derrubrou, em abril, um avião sem piloto georgiano sobre a Abkhazia. Moscou negou a versão.
O desejo da Geórgia de aderir à Otan irrita Moscou e alimenta as tensões entre os dois países a respeito da Abkhazia e da Ossétia do Sul, dois territórios separatistas pró-Rússia da república do Cáucaso.