postado em 28/05/2008 11:12
Pequim - Wu Poh-hsiung, presidente do Partido Nacionalista de Taiwan, reuniu-se nesta quarta-feira (28/05) em Pequim com o presidente da China e líder do Partido Comunista chinês, Hu Jintao, em um ato simbólico da aproximação entre os dois rivais. A visita do líder do novo partido governista de Taiwan tem como objetivo declarado o aprofundamento das relações econômicas entre Pequim e Taipé. O encontro foi transmitido pela televisão. Hu foi mostrado na apertando as mãos de integrantes da delegação de Wu antes de todos posarem para uma foto oficial.
No passado recente, Pequim ameaçou atacar Taiwan caso o governo do arquipélago buscasse a independência de Pequim, mas a retórica beligerante amenizou-se principalmente depois que o nacionalista Ma Ying-jeou assumiu, na semana passada, a presidência de Taiwan.
Entusiasmado, Wu disse a jornalistas depois da reunião de aproximadamente uma hora que a prioridade da visita era iniciar vôos de fim de semana para que turistas chineses pudessem visitar Taiwan. Wu também disse ter afirmado a Hu que Taiwan precisa de presença internacional. Nos últimos anos, a China atuou com o objetivo de isolar Taiwan diplomaticamente e afastar o arquipélago de qualquer coisa que pudesse eventualmente legitimar sua soberania.
Hu, por sua vez, agradeceu a Wu pela ajuda de Taiwan às vítimas do terremoto de 12 de maio em Sichuan, no qual dezenas de milhares de pessoas morreram. "Há duas semanas, pessoas de todos os círculos de Taiwan manifestaram preocupação, amor e um apoio generoso", declarou o presidente chinês.
Os líderes chineses já se manifestaram favoráveis à proposta do presidente taiwanês com relação aos vôos diretos entre a China continental e Taiwan e à ampliação do número de turistas chineses autorizados a fazer turismo no arquipélago.