postado em 28/05/2008 13:54
Jerusalém - Um cidadão israelense condenado por espionar para o Hezbollah será deportado para o Líbano no domingo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28/05) pelo advogado do acusado e pela Cruz Vermelha. Nasim Nisr, 39 anos, cidadão israelense de ascendência libanesa, foi preso em 2002 e condenado a seis anos de prisão. Ele, que perderá a cidadania israelense, será levado por Israel até a fronteira com o Líbano. A mulher de Nisr afirma que ele não é um espião.
A deportação ocorre em meio a rumores de uma troca de prisioneiros entre Israel e o Hezbollah. A operação incluiria o retorno de dois soldados israelenses, capturados em 2006, e o prisioneiro libanês que Israel mantém por mais tempo, Samir Kuntar.
O advogado de Nisr afirmou que a deportação pode ser um passo inicial para uma troca de prisioneiros mais ampla entre Israel e o grupo libanês. Contudo, funcionários israelenses negaram qualquer relação entre os fatos.
Nesta segunda, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse que a troca de prisioneiros ocorreria "muito em breve". Acredita-se que Israel tenha sete libaneses em suas prisões. O Hezbollah mantém detidos dois soldados israelenses, capturados em uma incursão no território do país vizinho ; essa operação foi o estopim para a guerra de um mês entre Israel e o grupo xiita, em 2006.