postado em 29/05/2008 19:27
O Estado de Nova York deu mais um passo na direção do reconhecimento da união homossexual ao solicitar nesta quinta-feira (29/05) a seus cartórios que aceitem casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados onde são legalmente permitidos.
Nos Estados Unidos, Califórnia e Massachusetts já permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "Estou adotando o mesmo enfoque que este Estado teve em relação aos casamentos realizados por governos estrangeiros", explicou nesta quinta o governador de Nova York, David Paterson.
O Estado instruiu seus cartórios a considerar que os gays casados fora de suas fronteiras "recebam o mesmo reconhecimento que qualquer outra união realizada legalmente".
A mudança se aplica a todos os trâmites legais, desde as declarações fiscais a questões vinculadas à pensão ou ao direito de usar o imóvel quando um dos cônjuges morrer, por exemplo.
A medida foi comemorada por organizações como o Fundo para a Ação Nacional Gay, cuja diretora executiva, Rea Carey, pediu ao Senado estadual que "vá mais além e aprove uma lei de igualdade no casamento, que já passou pela Câmara e que o governador prometeu promulgar".