postado em 29/05/2008 19:52
Pelo menos uma pessoa morreu nesta quinta-feira (29/05) na Nicarágua em consequência das intensas chuvas e fortes ventos trazidos pela tempestade tropical Alma, que se transformou em furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson na tarde desta quinta.
Alma se deslocava da Nicarágua em direção a Honduras com fortes rajadas de vento, de até 120 km por hora. A tormenta provocou a morte de um pescador na localidade costeira de Masachapa, departamento de Manágua. Seu barco foi virado no mar em meio à tempestade, informou a Defesa Civil.
As autoridades declararam alerta amarelo nesta quinta nos departamentos de León, Chinandega, Manágua e Carazo. O alerta verde é mantido para o resto do país.
Com a emergência, tiveram início as operações de evacuação lideradas pelo Exército nas comunidades de maior risco, em León e Chinandega.
Em Honduras, a Comissão Permanente de Contingências (Copeco) ordenou a evacuação de 300.000 pessoas das zonas de risco em cinco departamentos, que devem ser atingidos nas próximas horas.
"Cerca de 600.000 moram nas zonas de risco de cinco departamentos, de onde 300.000 devem ser retiradas", informou o chefe de operações da Copeco, Randolfo Fúnez, no momento em que o furacão avança para o território hondurenho ameaçando os departamentos de Choluteca, Valle, El Paraíso, Francisco Morazán (onde fica Tegucigalpa) e Olancho.