postado em 29/05/2008 20:43
A sonda americana Phoenix Mars Lander abriu, com sucesso, seu braço mecânico, um elemento-chave na missão de busca de indícios de vida passada, ou presente, sobre solo marciano, informou a Nasa nesta quinta-feira (29/05).
"O braço está pronto para começar a trabalhar", disse Matt Robinson, do Jet Propulsion Laboratory, da Agência Espacial americana em Pasadena, na Califórnia (oeste), onde está localizado o centro de controle da missão Phoenix.
Na quarta-feira, a Nasa enviou os comandos para abrir o braço e, nesta quinta, foram realizados os testes necessários para controlar seu funcionamento, explicou Robinson. "Fico feliz em lhes informar que o procedimento foi bem-sucedido (...) O braço robótico já está instalado", acrescentou.
Antes de começar a cavar o permafrost de Marte, a Nasa deverá testar as quatro articulações do braço, que asseguram seus movimentos laterais e verticais e permitirão a escavação e a coleta de amostras do solo do Planeta Vermelho.
Também será necessário controlar os três pés da Phoenix, que, no domingo, pousou sobre Marte após nove meses de viagem. "Antes de tocar a superfície do solo com a pá, devemos comprovar a estabilidade da sonda", disse Robinson.