postado em 30/05/2008 13:04
Cabul - Milicianos ligados ao Taleban atacaram e ocuparam nesta quinta-feira à noite o distrito de Roshidan, na província de Ghazni, no Afeganistão. Além de ocuparem a cidade, eles capturaram o prefeito e oito policiais. Soldados afegãos estavam a caminho de Roshidan, mas a cidade continuava nas mãos do Taleban até o início da tarde desta sexta-feira (30/05), pelo horário local, disse Kazim Allayer, vice-governador de Ghazni.
Militantes do Taleban já ocuparam no passado diversos distritos remotos antes de serem expulsos por soldados do Exército afegão ou da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No sul afegão, porém, a milícia fundamentalista islâmica detém o controle de amplas áreas, especialmente na província de Helmand.
Zabiullah Mujahid, porta-voz do Taleban, disse que os rebeldes investiram contra Rashidan na noite de ontem e capturaram oito policiais e o líder do governo local, identificado como Ghulam Shah. A cidade situa-se cerca de cem quilômetros a sudoeste de Cabul.