postado em 30/05/2008 19:44
QUITO - O vulcão Cerro Azul, nas ilhas Galápagos, entrou em erupção na quinta-feira (29/05), gerando alarme sobre seu possível impacto nas tartarugas gigantes que vivem no local, informaram as autoridades equatorianas nesta sexta-feira (30/05).
A cratera fica na ilha Isabela, a maior do arquipélago, habitada por nativos e espécies únicas de répteis, e sua atividade se concentra no flanco nordeste, segundo o Parque Nacional Galápagos (PNG).
"A erupção é um processo de regulação natural, já que as ilhas Galápagos são de origem vulcânica", de acordo com nota do PNG.
Mais errupção
Além do Cerro Azul, existem na ilha outros quatro vulcões ativos, entre eles o Sierra Negra, que registrou uma erupção importante em outubro de 2006.
O Parque está monitorando a atividade do vulcão Cerro Azul, cuja última erupção aconteceu em 1998, para ter certeza de que "não se arrisquem vidas humanas, nem as populações de tartarugas gigantes", segundo a nota.
Ovos em perigo
"Estamos avaliando a magnitude do processo eruptivo", disse o diretor do PNG, Sixto Naranjo, acrescentando que "se for em larga escala, teremos problemas, porque os fluxos de lava podem baixar até as zonas de desova de tartarugas terrestres Galápagos", que dão seu nome à província insular.
O funcionário não descartou a possibilidade de evacuar os quelônios da base da parte nordeste do Cerro Azul, recorrendo, inclusive, à ajuda de um helicóptero da força naval. Naranjo enfatizou que "não haverá problema" com os habitantes de Puerto Villamil, que fica cerca de 40 km ao leste do vulcão.