postado em 31/05/2008 11:07
BEICHUAN - As autoridades chinesas se preparavam neste sábado (31/05) para drenar um lago formado após o terremoto de 12 de maio na província de Sichuan (sudoeste) e que ameaça inundar uma região povoada por 1,3 milhão de pessoas.
Grupos de operários colocaram dinamite na represa natural que se formou com os deslizamentos de terra que bloquearam o curso de um rio na cidade de Tangjiashan.
"Esta tarde, o rio correrá novamente", disse o comandante de recursos hídricos da Polícia Armada do Povo, Luo Haolong.
Espera-se que o caudal do rio volte ao seu leito de maneira controlada, acrescentou.
Milhares de soldados e policiais passaram os últimos dez dias cavando um canal de evacuação para as águas do "lago sísmico". Por volta de 197 mil pessoas foram retiradas das áreas próximas devido ao risco de inundações, afirmou uma autoridade da cidade vizinha de Mianyang.
As equipes de segurança também ordenaram a retirada de cerca de cem fontes radioativas da região, sem fornecer maiores detalhes, e de cerca de 5 mil toneladas de produtos químicos. A drenagem desse lago se tornou um dos principais desafios após o terremoto de 12 de maio, de 8 graus na escala Richter, que deixou 68.858 mortos e 18.618 desaparecidos, segundo o registro oficial.