postado em 02/06/2008 08:04
MADRI - As intensas chuvas que causaram inundações no norte da Espanha ameaçam parte das instalações da Exposição Internacional sobre a Água de Zaragoza (Aragão, norte), informaram nesta segunda-feira (02/06) os organizadores. O centro dessa grande exposição internacional, que será aberta no dia 13 de junho e deverá receber 6,5 milhões de visitantes em três meses, está localizado às márgens do rio Ebro, que banha Zaragoza.
O nível do rio aumentou muito nas últimas horas após as chuvas intensas que atingiram o centro e o norte do país, especialmente o País Basco e a Cantabria. Em conseqüência disso, "um ensaio geral" previsto para 5 de junho para testar os serviços e o funcionamento das instalações foi cancelado. O Ebro, o rio de maior volume de água da Espanha, deverá atingir seu nível máximo na quarta-feira, informou a assessoria de imprensa da exposição.
A exposição "Zaragoza 2008" com o tema "Água e Desenvolvimento Sustentável", que estará aberta até o dia 14 de setembro, ocupa um amplo espaço às margens do Ebro, onde 102 países instalaram seus pavilhões. A atual primavera no hemisfério norte é a mais chuvosa nessa região desde os anos 30. As precipitações causaram pequenas inundações e algumas instalações da exposição foram danificadas. No domingo, as chuvas causaram grandes inundações no litoral basco e levaram à evacuação de dezenas de casas.