postado em 02/06/2008 08:06
ISLAMABAD - Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas nesta segunda-feira (02/06) em uma explosão em frente à embaixada da Dinamarca em Islamabad, possivelmente provocada por um carro-bomba conduzido por um suicida, informaram fontes de segurança e a televisão pública paquistanesa. "Foi um atentado suicida cometido com um veículo, aparentemente contra a embaixada dinamarquesa", disse um membro das forças de segurança, que solicitou o anonimato. Entre os mortos estão dois policiais que faziam a segurança da representação diplomática, indicou.
A explosão deixou uma grande cratera, causando danos no edifício da embaixada e em outro prédio situado nas imediações. Vários automóveis foram destruídos pela onda expansiva e alguns deles pegaram fogo. A Dinamarca havia reduzido o número de funcionários da embaixada nos últimos meses devido a ameaças relacionadas à reprodução em fevereiro de caricaturas do profeta muçulmano Maomé na imprensa do país europeu, segundo fontes diplomáticias.
Segundo um oficial da Polícia local, Mohamad Ashraf, pelo menos quatro corpos foram levados para um hospital da cidade. Seis pessoas ficaram feridas, todas com gravidade, acrescentou. Pouco depois de tomar conhecimento da notícia, o ministro dinamarquês das Relações Exteriores, Per Stig Moeller convocou em Copenhague uma reunião urgente de seu gabinete. "Condeno evidentemente este atentado. É terrível que os terroristas cometam atos como esse", declarou Moeller à rede de televisão dinamarquesa TV2, considerando o ataque "totalmente inaceitável".