postado em 02/06/2008 19:01
A brasileira Maria Nobre, que sofreu ferimentos no rosto e no corpo após a explosão de um carro-bomba, nesta segunda-feira (02/06), em Islamabad, foi internada na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital da cidade, mas passa bem e deve ir amanhã para o quarto. A explosão foi provocada por um suicida que detonou o carro-bomba diante da Embaixada da Dinamarca, matando pelo menos 6 pessoas e ferindo outras 35.
Maria trabalha como contadora na Embaixada brasileira no Paquistão e é conhecida por fazer trabalhos voluntários na cidade de Rawalpindi. Ninguém assumiu a autoria do ataque, mas a explosão na capital paquistanesa ocorreu após a Al-Qaeda fazer ameaças por causa da reimpressão em um jornal dinamarquês de uma caricatura do profeta Maomé.
O atentado foi o pior ataque contra a Dinamarca desde que as caricaturas foram publicadas pela primeira vez, em setembro de 2005. Com as mortes de hoje subiu para 52 o número de mortos em atos relacionados com a publicação das charges, consideradas ofensivas por muitos muçulmanos
O atentado, que ocorreu às 13 horas locais (4 horas de Brasília), provocou uma grande cratera, danificando o prédio da Embaixada e outro nas proximidades. Vários automóveis foram destruídos pela onda expansiva e alguns pegaram fogo.
Entre os mortos estão dois funcionários da Embaixada (um deles seria dinamarquês), dois policiais, um faxineiro e um trabalhador de serviços gerais. A Dinamarca havia reduzido os funcionários de sua Embaixada e retirado a maior parte dos dinamarqueses nos últimos meses por causa das ameaças relacionadas com a publicação da caricatura.