postado em 02/06/2008 20:29
A guerrilha das Farc "teria buscado refúgio na Venezuela", disse nesta segunda-feira (02/06) em Medellín o subsecretário de Estado americano, John Negroponte. Ele pediu aos vizinhos da Colômbia que contribuam para evitar que membros do grupo se escondam em seus territórios.
"Não acredito que alguém tenha dúvida sobre o fato de que as Farc buscaram refúgio em solo venezuelano", destacou Negroponte durante uma entrevista coletiva, à margem da 38ª Assembléia Geral da OEA, que acontece em Medellín, na Colômbia.
Negroponte também apelou "àqueles que podem fazer algo a respeito disso (as tentativas das Farc de buscar refúgio em outros países)", para que colaborem com a Colômbia pensando "a longo prazo" nas relações bilaterais.
O subsecretário respondeu assim a uma pergunta sobre as acusações de Bogotá de que a Venezuela mantém vínculos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), consideradas uma organização terrorista pelos Estados Unidos.
O governo colombiano também acusou o Equador de se relacionar com a guerrilha, a partir de arquivos encontrados em um computador confiscado após uma operação militar contra o grupo rebelde em solo equatoriano no dia 1º de março, que terminou com a morte do número dois das Farc, Raúl Reyes.