postado em 03/06/2008 13:09
NOVA YORK - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, presidirá no dia 19 de junho uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a utilização da violência sexual como arma de guerra, anunciou nesta terça-feira (03/06) o embaixador dos Estados Unidos na ONU, Zalmay Khalilzad. O diplomata, que preside este mês o Conselho, disse à imprensa que o tema da reunião será "As mulheres e a Paz e a Segurança".
"Nesta reunião, esperamos que o Conselho adote por consenso uma resolução que será proposta pelos Estados Unidos para o fim da utilização da violência sexual contra os civis como arma de guerra", disse. Khalilzad afirmou que a questão da violência sexual contra as mulheres em caso de conflitos ou em situações de pós-conflito "não recebeu a atenção adequada por parte da comunidade internacional".
Como exemplo, o embaixador ressaltou que aproximadamente 30% das mulheres violentadas em conflitos na República Democrática do Congo (RDC) foram infectadas com o vírus HIV da Aids. Estima-se em 60% o número de combatentes portadores do vírus. No final do ano passado, a Assembléia Geral da ONU adotou uma resolução pedindo que medidas fossem adotadas para pôr fim a essa forma de violência.