postado em 03/06/2008 22:12
A direção da campanha do senador por Illinois, Barack Obama, e a rede CNN divulgaram na noite desta terça-feira (03/06) que o pré-candidato democrata à Casa Branca alcançou o número necessário de delegados para ser oficialmente o candidato do partido a presidência dos Estados Unidos.
Segundo membros da sua campanha Obama já soma 2.118 delegados o que garante ao senador negro a indicação durante a convenção democrata, em agosto, na cidade de Denver (Colorado).
A agência France Press divulgou trechos do discurso que Obama fará esta noite em que afirma que "é o candidato democrata à presidência" dos Estados Unidos.
"Esta noite, estou diante de vocês para dizer que serei o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 4 de novembro", destacará Obama, 46 anos, no discurso que pronunciará em Saint Paul (Minesota), local da convenção republicana, no início de setembro.
O candidato republicano na corrida pela Casa Branca, John McCain, já tinha eleito Obama seu adversário nesta terça ao descrevê-lo como a encarnação da "má mudança" e do "retrocesso".
"Não importa quem ganhe esta eleição, a direção deste país mudará dramaticamente. Mas a escolha está entre o bom caminho e a má mudança. Entre ir para frente ou retroceder", disse McCain em um discurso em Nova Orleans.
Hillary segue para Nova York
Hillary Clinton deixou, nesta terça à noite, sua residência de Chappaqua, 50 km ao norte de Nova York, onde fará um discurso crucial de fim de campanha. Uma caravana de cinco carros saiu, às 19h40 (20h40 de Brasília), da casa dos Clinton, na qual a pré-candidata permaneceu recolhida durante todo o dia. Hillary Clinton estava em um dos carros, acompanhada de seu marido, Bill.
Ela deve pronunciar, na noite desta terça, um discurso bastante esperado, por ocasião das duas últimas primárias democratas, em Dakota do Sul (norte) e Montana (noroeste), que devem consagrar a vitória de seu rival Barack Obama na corrida pela indicação à Casa Branca.
Com agências