postado em 04/06/2008 15:37
WASHINGTON - O candidato republicano à Casa Branca, John McCain, propôs nessa quarta-feira (04/05), ao seu adversário democrata Barack Obama, debates informais semanais. Obama, a princípio, teria aceitado a proposta.
"Proponho que cheguemos a um acordo para participar de pelo menos dez reuniões públicas, uma vez por semana, com a primeira em 11 ou 12 de junho no Federal Hall de Nova York, até a semana anterior à abertura da convenção democrata em 25 de agosto", escreveu McCain em carta aberta a Obama, após a vitória do senador por Illinois na corrida democrata.
"Essas reuniões aconteceriam diante de 200 a 400 pessoas escolhidas por um instituto de pesquisa independente, e poderiam durar de 60 a 90 minutos, sendo arbitradas por pelo menos um moderador local, aceitando-se quaisquer perguntas e com um tempo de palavra equivalente para cada um de nós", precisou McCain.
"Como Barack Obama disse, a idéia de reuniões públicas é sedutora e permitirá que se desenvolva uma formidável conversação sobre a necessidade de reorientar o país", comentou o diretor da campanha de Obama, David Plouffe.
Esses debates se somariam a três outros já marcados, para 26 de setembro e 7 e 15 de outubro.