postado em 05/06/2008 10:25
A imprensa queniana comemorou nesta quinta-feira (05/06) em todas as primeiras páginas a indicação democrata às eleições americanas do senador Barack Obama, filho de pai queniano. Todos os jornais publicaram fotos de Obama, 'o filho da nação', após sua vitória sobre a adversária Hillary Clinton.
O jornal Daily Metro, de Nairóbi, celebrou o "Nosso filho da superpotência", com foto de Obama de página inteira levantando o braço em sinal de vitória. "Momento histórico" assegurou, por sua parte, o influente Daily Nation, que dedica 12 páginas à notícia.
"Existem muitos motivos para explicar a 'histeria' por Obama, que se vive no Quênia, e o primeiro é o orgulho racial e étnico de que um negro possa se transforma no rei do império". "Representará Obama uma mudança para a África em relação às presidências americanas anteriores? A resposta é não", afirmou, no entanto.
Já o jornal Standard publica uma foto do senador junto à esposa, acompanhada de uma foto da avó do candidato, Sarah Obama, que vive num povoado no oeste do país. A família de Obama pertence à etnia Luos, a mesma do primeiro-ministro Raila Odinga, cujo partido publicou na véspera um comunicado felicitando o candidato presidencial democrata.
O pai de Barack Obama chegou a Nova York em 1959 dentro do primeiro grupo de quenianos a viajar aos Estados Unidos graças a uma bolsa de estudos.