postado em 05/06/2008 15:53
NOVA YORK - O francês Alain Robert, o "homem-aranha", famoso por escalar prédios por todo o mundo, alçou nesta quinta-feira (05/06) os 52 andares do New York Times, em Nova York, tendo sido preso logo em seguida.
Robert, de 45 anos, pendurou um cartaz de protesto contra o aquecimento climático na fachada do edifício, observado por uma multidão de curiosos. "Este homem é louco", comentou Chelsea, uma jovem que observava o francês, não muito longe da Time Square, no centro de Manhattam.
O edifício de 228 metros de altura abriga as salas do jornal e foi desenhado pelo arquiteto Renzo Piano. "Escalo sem equipamentos, trata-se de um ato pacífico para chamar a atenção dos líderes do mundo inteiro para a urgência de uma luta contra a mudança climática", declarou o francês em um comunicado distribuído antes da escalada.
No meio do caminho, ao longo da fachada norte da construção, Alain Robert estendeu um painel onde se podia ler "O aquecimento do planeta mata tantas pessoas por semana quanto os atentados de 11 de setembro".
Um porta-voz da polícia confirmou à AFP que Alain Robert havia sido detido. O "homem-aranha" já escalou mais de 70 arranha-céus pelo mundo, entre eles o Edifício Itália em São Paulo, a sede do Banco Nacional em Abu Dhabi, a Torre Eiffel em Paris e a ópera de Sydney na Austrália.