postado em 05/06/2008 17:47
A Turquia e o Irã têm realizado ataques coordenados contra os rebeldes curdos sediados no norte do Iraque. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (05/06) pelo general turco Ilker Basbug, comandante das forças terrestres do país. Ainda segundo Basbug, os dois países têm dividido informações de inteligência e planejam outros ataques coordenados no futuro contra os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e do PEJAK, braço iraniano desse grupo. "Nós estamos dividindo inteligência com o Irã, estamos conversando, nos coordenando", disse ele. "Eles realizam uma operação do lado iraniano da fronteira e nós do lado turco."
O PKK, que tem suas bases no norte do Iraque, luta pela independência do sudeste da Turquia desde 1984. O principal campo rebelde fica em Monte Qandil, na região da fronteira Irã-Iraque. Dezenas de milhares de pessoas morreram no conflito. Nos últimos meses, as forças turcas lançaram uma série de ataques contra alvos turcos no norte do Iraque. Em fevereiro, também houve uma ofensiva por terra de oito dias na área.
O Irã também tem agido na região. Teerã argumenta que o Partido pela Vida Livre no Curdistão, ou PEJAK, também atua na região Monte Qandil. O PEJAK luta pelos direitos dos curdos no Irã. No norte do Iraque, o porta-voz do PKK Ahmad Danas disse que o grupo sabia da colaboração entre esses países. Mas, segundo ele, os ataques não conseguiram desalojar os rebeldes de suas posições. Para os Estados Unidos, o PKK é um grupo terrorista e Washington apóia a ofensiva turca, fornecendo informações de inteligência sobre os rebeldes.