Mundo

Conheça os acusados pelos atentados de 11 de setembro que estão sendo julgados em Guantánamo

;

postado em 05/06/2008 21:29

Começou nesta quinta-feira (05/06) na base militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba, o julgamento de cinco envolvidos nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que mataram 2,9 mil pessoas.

A Casa Branca deseja que todos sejam condenados à morte. Khalid Sheikh Mohammed, um dos acusados e mentor dos ataques, pediu para ser condenado à morte.

Saiba quem são os réus e qual foi a participação deles no plano terrorista:

Khalid Sheikh Mohammed nasceu no Kuweit e tem 43 anos. Morou na Carolina do Norte (Estados Unidos), onde estudou, e confessa ter participado do planejamento de pelo menos 30 ataques terroristas. Mohammed decapitou em 2002, no Paquistão, o jornalista norte-americano Daniel Pearl, que era judeu. Ele também admitiu a responsabilidade "de A a Z" pelos atentados de 11 de setembro. Ex-chefe da unidade de propaganda da Al-Qaeda, ele havia sugerido a Osama bin Laden um plano no qual seqüestraria um avião nos EUA, mataria todos os passageiros e pousaria para fazer um discurso sobre a "maldade da política americana". O líder da Al-Qaeda recusou esse projeto, e a nova versão do plano culminou no 11 de setembro.

Ali Abd, Ramzi, Mustafa e KhalidRamzi Binalshibh, um iemenita de 36 anos, considerado um dos coordenadores dos ataques de 11 de setembro. Seria um dos encarregados de seqüestrar um dos aviões, mas não conseguiu o visto norte-americano. No entanto, admitiu que estava pronto para atacar um alvo nos Estados Unidos.

Mustafa Ahmad al-Hawsawi, um saudita de 40 anos que, segundo serviços secretos americanos, teria sido usado por Khalid Sheikh Mohammed para financiar o seqüestro dos aviões em setembro de 2001.

Ali Abd Al-Aziz Ali, 30 anos, também conhecido como Ammar al-Baluchi, sobrinho de Mohammed e acusado de servir como um importante assessor na organização dos planos de ataque. Segundo a comissão que investigou os atentados de 11 de setembro, "ele os ajudou com passagens aéreas, cheques de viagem e reservas de hotel", e "ensinou-os sobre aspectos da vida cotidiana no Ocidente, como comprar roupas e comida". Al-Aziz também é acusado de ter transferido dinheiro para os terroristas.

Walid bin Attash
, 29 anos, nasceu em uma proeminente família saudita. Segundo o Pentágono, foi guarda-costas de Osama bin Laden e admitiu ter planejado o ataque contra o destróier norte-americano USS Cole, no Golfo de Áden, em 2000, que matou 17 marinheiros. Ele também é acusado de envolvimento nos ataques de 11 setembro de 2001, dando respaldo aos terroristas suicidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação