postado em 07/06/2008 12:13
Tblisi - Os dois principais partidos da oposição da Geórgia boicotaram neste sábado (07/06) a primeira sessão do Parlamento, enquanto centenas de seus partidários protestavam diante da sede da assembléia eleita no mês passado - em eleições não aceitas pelos oposicionistas.
David Bakradzé, ex-líder da diplomacia e chefe do partido no poder, o Movimento Nacional Unido, foi designado (por 116 votos a favor e nenhum contra) como presidente do Parlamento em uma votação transmitida pela TV.
O Movimento Nacional Unido, partido do presidente Mikhail Saakashvili, possui 119 das 150 cadeiras do Parlamento.Os partidos que boicotaram a sessão são o Conselho da Oposição Unida (principal coalizão oposicionista e segunda força do Parlamento com 17 deputados) e o Partido Trabalhista (6 cadeiras).
Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), apesar de indicarem avanços nas eleições presidenciais de janeiro, entregaram um informe bastante crítico, em que destacam casos de "intimidação" e "faltas graves" na contagem de votos.