postado em 08/06/2008 16:56
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu neste domingo ao novo líder da guerrilha colombiana das Farc, Alfonso Cano, que liberte sem impor condições todos os reféns em poder do grupo.
"Acho que chegou a hora das Farc libertarem todos os (seqüestrados) que mantêm na montanha a troco de nada. Seria um grande gesto humanitário", afirmou Chávez no "Alô Presidente", seu programa dominical de rádio e TV.
O presidente venezuelano disse ainda que "a essa altura na América Latina, está fora de ordem um movimento guerrilheiro armado e isso deve ser dito às Farc".
Essa é a primeira vez que Chávez envia uma mensagem para Alfonso Cano desde que ele foi anunciado como número um das Farc em maio.
"Eu digo a Cano: vamos, solte toda essa gente e logo com um grupo de países" iniciemos as conversações para um acordo de paz, insistiu o presidente.
O líder venezuelano disse ainda que "isso era talvez o que queria dizer a Marulanda", e lamentou não ter sido autorizado da Colômbia para se reunir com ele.
Cano assumiu a direção das Farc após a guerrilha confirmar a morte, no final de março, do fundador e líder histórico, Manuel Marulanda, conhecido como "Tirofijo".