postado em 08/06/2008 16:59
O terremoto, registrado às 15h25 (hora local), aconteceu quase um ano depois dos devastadores incêndios florestais que deixaram mais de 60 mortos na região do Peloponeso.
Segundo as autoridades, as áreas mais afetadas foram as das Prefeituras de Achaia e de Ilias, embora o forte tremor tenha sido sentido com grande intensidade em diversos pontos do país, inclusive em localidades a mais de 800 quilômetros do epicentro.
Os centros sismológicos gregos disseram que o primeiro local a sentir o tremor foi Andravida, 65 quilômetros a sudoeste do porto de Patras, onde fica uma falha geológica que se estende do Mar Jônico até o norte do Mar Egeu, passando pelo sul do Peloponeso.
Olímpia
O povoado de Antiga Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da antigüidade, também foi sacudido pelo terremoto, depois de ter tido grande parte de seu sítio arqueológico e de sua vegetação destruídos os incêndios de julho de 2007.
Georgos Aidonis, prefeito de Olímpia, declarou ao canal estatal NET que o terremoto "semeou o pânico e a preocupação" entre os habitantes da localidade, que ainda se recupera dos trágicos eventos do último verão grego.
O político também disse que "o museu arqueológico e lojas da cidade, especialmente as turísticas com objetos de cerâmica", sofreram danos por causa do tremor.