postado em 09/06/2008 13:58
STRAUBING - França e Alemanha chegaram a um acordo sobre a redução das emissões de CO2 dos carros, anunciou nesta segunda-feira (09/06) a chanceler alemã, Angela Merkel, ao concluir a reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy em Straubing (Baviera, sul da Alemanha).
Sem entrar em detalhes, Merkel anunciou que os dois países apóiam o objetivo da Comissão Européia de obrigar os construtores automobilísticos a reduzir até uma média de 120 gramas por quilômetro a emissões de CO2 (dióxido de carbono) dos carros até o ano de 2012.
A Alemanha, produtor de automóveis de grande porte, mais poluentes do que os pequenos modelos franceses ou italianos, partia do princípio de que todos os tipos de carros - pequenos, médios e grandes - deviam contribuir para a redução dessas emissões.
Também criticou um projeto da Comissão Européia que exigia maiores esforços dos modelos pesados, por considerar que penalizava sua indústria especializada nesse tipo de veículo. No início de março, França e Alemanha anunciaram a criação de um grupo de trabalho e expressaram seu compromisso de alcançar uma posição comum na questão.