postado em 10/06/2008 10:06
BRDO PRI KRANJU - O presidente George W. Bush advertiu nesta terça-feira (10/06) que um Irã com armas nucleares seria um país incrivelmente perigoso para a paz mundial, falando à imprensa ao final da reunião de cúpula União Européia-Estados Unidos na Eslovênia. "Devemos continuar trabalhando para mostrar a eles de maneira bem clara que eles precisam escolher: podem continuar com seu isolamento ou podem ter melhores relações com todos nós se suspenderem de maneira verificável seu programa de enriquecimento de urânio", acrescentou.
Bush também declarou que a Turquia deve ser admitida como membro da União Européia. "Acreditamos que a Turquia deve ser membro da UE e apreciamos os êxitos democráticos e as reformas de livre mercado na Turquia e no trabalho que realizam para suas aspirações européias", declarou Bush. O presidente disse ainda acreditar que é possível obter um acordo global de luta contra a mudança climática antes do final de seu mandato, em 2009.
Em sua última viagem pela Europa como chefe de Estado americano, Bush visitará ainda Alemanha, Itália, Vaticano, França e Grã-Bretanha, numa agenda lotada até o dia 16 de junho, em meio a reuniões bilaterais com chefes de Estado e de Governo como o Papa Bento XVI e a rainha Elizabeth II.