postado em 10/06/2008 11:30
NOVA YORK - Um total pouco superior a 25% dos adultos em Nova York têm herpes genital e a incidência do vírus sexualmente transmissível alcança metade da população negra, segundo estatísticas oficiais. Na cidade de "Sex and the City", a incidência em adultos do vírus Herpes Simplex 2 é muito maior que a nível nacional (19%) e as mulheres estão muito mais contagiadas que os homens (36% contra 19%).
O estudo publicado pelo Departamento de Saúde da cidade é o primeiro que calcula a incidência do herpes e revela que a doença é muito maior entre os negros (49%) que entre a população branca (14%). A maioria dos infectados não apresenta qualquer sintoma porque seus anticorpos são suficientes para neutralizar os efeitos do vírus.
"Na maioria dos casos, o herpes genital não causa problemas sérios de saúde", disse Julia Schillinger, diretora do setor de vigilância de doenças venéreas do departamento. "Algumas pessoas padecem de feridas genitais e a infecção acelera a difusão do vírus HIV", acrescentou, antes de recomendar o uso de preservativos como método mais eficaz para evitar o contágio.